Quem Somos

Direção

Gianfranco Franz (diretor). Arquiteto, desde 2008 Professor Associado de Economia Regional na Faculdade de Economia da Universidade de Ferrara e desde 2001, Professor Assistente de Planejamento da Faculdade de Arquitetura de Ferrara. Diretor do Eco-Polis desde 2007. Diretor do Master Internacional MAPAUS desde 2004. Anteriormente coordenador didático do Master MAPAUS e MEGAS. Membro do Conselho do Doutorado em Economia pela Universidade de Ferrara. É membro do Conselho Diretivo do Consórcio Universitário Italiano para a Argentina (CUIA). Ele lecionou na Itália, Espanha, Argentina, Brasil, Chile, México.
 



Emanuela De Menna (coordinadora científica). Se ocupa de planejamento urbano e territorial e de desenho de políticas e projetos para o desenvolvimento local. Doutorada em Economia, trabalha principalmente em questões de gestão e valorização dos recursos culturais e ambientais para cidades e territorios. É coordenadora da rede inter-universitária, Rede Alvar, entre a Europa e América Latina, e colabora nas atividades da Cátedra UNESCO em "Planejamento Urbano e Regional para o Desenvolvimento Local Sustentável". Desde 2004 está no coordenamento didático do Master MAPAUS e desde 2007 do Master Eco-Polis.




Daniel Sardo (coordenador de formação). Arquiteto, Ph.D. em Economia, Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Universidade de Ferrara. Graduou-se em Arquitetura em 1999 pela Universidade Católica de Córdoba (Argentina), foi desenvolvido como um professor da Faculdade de Arquitetura. Em 2008 participou no Master Eco-Polis, desde 2009 coordena o ensinamento do Mestre e do grupo de estudantes. Coordenou inúmeras experiências de desenvolvimento local a vários níveis, na Itália e na América Latina desde 2008. Nos últimos anos, tem apresentado palestras e seminários na Argentina, Chile e Itália sobre o tema Desenvolvimento Local e abordagem interdisciplinar para os problemas locais, urbanos e territoriais.





Camilla Sabattini(coordinadora didáctica). Arquiteto, lida com estratégias para o desenvolvimento local, análise de sistemas urbanos e regeneração urbana. Com o Centro Pesquisas Urbanas, Territoriais e Ambientais da Universidade de Ferrara fez uma pesquisa e análise sobre questões de ordenamento do território na província de Bolonha. Em 2010 ela trabalhou para o Plano de Manejo da UNESCO de Ferrara. Entre 2010 e 2011 foi a gestora do projeto do "Plano Estratégico para o desenvolvimento do turismo na Costa dos Corais" no Estado de Alagoas-Brasil. Desde 2010, é membro da diretoria do Master Eco-Polis.




Francesca Mascellani (coordinadora y tutor de aula). Economista especializada en la Escuela Superior Sant´Anno de Pisa en tecnologías y managment de ciclo de residuos. Se desarrollo, desde el 2011 al 2012 en el campo de los proyectos europeos y no europeos en el ámbito de la sostenibilidad, siguiendo como miembro responsable de Indica srl, proyectos en campo de reducción de desechos, políticas de prevención, reciclado y reutilización, lucha contra los cambios climáticos, de stakeholder engagement e partnership publico-privado. Desde el 2013 colabora con el team del Master Eco-Polis de la Universidad de Ferrara.



Matias Barberis Rami (coordinador y tutor de aula). Graduado em Relações Internacionais. Doutorando em Ciências Humanas e Sociais na Universidade de Ferrara. Pesquisador Junior sobre temas de migrantes ambientais, Gestão de Risco de Desastres e Migrações Internacionais. Desde 2011 é Professor Assistente de Sociologia e Antropologia na Universidade Católica deCórdoba. Em 2012 trabalhou em uma investigação relacionada com o desenvolvimento sustentável na Comissão Nacional Italiana pela UNESCO, em associação com o Mestre Eco-Polis.