Objetivos




Objetivos do Master

O objetivo principal do Master é preparar os estudantes, independentemente da nacionalidade  da qual provêm ou o título de estudo que possuam, para oferecer respostas (técnicas profissionais, acadêmicas e humanas) não convencionais, inovadoras, criativas e integradas no que diz respeito aos temas do desenvolvimento urbano e territorial.


A partir da décima primeira edição do curso (2013), os estudantes terão a possibilidade de interagir com o Centro Studi Dante Bighi e com as iniciativas que se promovidas dentro do programa “Città della Cultura/Cultura della Città”, sobre temas relacionados com a gestão e organização de eventos e manifestações culturais, com o objetivo de realizar, durante o workshop na Itália, um protótipo de evento cultural.

Eco-Polis se move no sentido oposto ao da unificação de conhecimentos e de processos formativos, da homologação de processos de investigação e da padronização de modelos e práticas profissionais. Eco-Polis pressupõe a criatividade e a percepção do contexto local, evitando oferecer aos estudantes soluções fáceis e cômodas de processos, técnicas e tecnologias no que diz respeito aos temas da programação, planejamento, avaliações e análises do contexto.


Os docentes e os estudantes de Eco-Polis experimentam, passo a passo, as possíveis respostas aos problemas locais, a ação direta de dentro da comunidade, tanto na Itália como nos países estrangeiros, avaliando os melhores métodos, instrumentos e tecnologias a serem empregadas e propostas (ver seção dos workshops, álbum fotográfico, vídeos e publicações deste site).


O estudante de Eco-Polis aprende como formular e oferecer respostas inovadoras, sustentáveis, factíveis e, acima de tudo, socialmente compartilhadas em contextos locais (que não são todos iguais).


Durante o curso se aprende a:



  • Encarar, através do trabalho em grupo, um problema específico;
  • Atuar em grupo dentro de uma comunidade, uma cidade, um território;
  • Avaliar as melhores soluções, tanto em termos de instrumentos como de tecnologias a serem empregados;
  • Coordenar processos de participação e estimulação de atores que caracterizam o contexto (cidadãos, empresas e instituições).
  • Em particular, o método Eco-Polis orienta os estudantes para que possam, em pouco tempo, utilizar diferentes instrumentos para a definição do contexto e a escolha de possíveis soluções:
  • Análise e leitura necessárias para a caracterização da estrutura e do contexto territorial (social, econômico, cultural, antropizado e não antropizado, etc.);
  • Propostas de planejamento estratégico;
  • Propostas projetuais em termos de planos, programas e projetos;
  • Eventos concretos: seminários, boot-camp, manifestações culturais, etc.


Trata-se de uma experiência consolidada ao longo de 10 anos de Master, quase 30 workshops na Itália, Argentina, Brasil, Chile, Ilha de Páscoa, México e Uruguai; empresas que apoiam e colaboram com nossos eventos e iniciativa; instituições locais e supranacionais; empresas que nos workshops, desde 2007, cobrem custos de organização e de permanência de alunos e docentes. Todos estes elementos demonstram os efeitos reais e concretos do Master.