Didática

Organização do curso

A atividade didática do Master Internacional Eco-Polis se desenvolve por 1750 horas no total, divididas em 580 horas de ensino frontal (aulas, seminários, workshops), 70 horas de ensino à distância, 800 horas de estudo individual e 300 horas de estágio final, para um total de 70 créditos.

O curso, durante o período em ferrara, organiza-se em diversos módulos didáticos temáticos. Cada um dos módulos se organiza em aulas frontais, seminários e palestras, exercitações, visitas e apresentações de casos de estudo.

Em cada um dos módulos se apresentarão casos reais e boas práticas, feitas por atores sociais diretamente protagonistas. Algumas intervenções serão organizadas em forma de webinar.

O período didático em Ferrara se encerra com um workshop de, pelo menos, duas semanas. Este workshop se focará no tema da Criatividade Urbana, em colaboração com o Centro Studi Dante Bighi e dentro do Programa “Città della Cultura/Cultura della Città” 2013, que está em fase de elaboração junto a instituições e sujeitos privados.

A didática se organiza do seguinte modo:
  • Uma fase de didática frontal com modalidade intensiva em Ferrara, através de aulas, seminários, mesas redondas (alguns destes momentos se desenvolverão segundo a modalidade de webinar);
  • Uma fase de didática prática com trabalhos de grupo sobre casos concretos (workshops). Esta modalidade permite praticar uma aproximação estratégica aos problemas, confrontar-se com as dificuldades da coordenação internacional e interdisciplinar, ativar processos de construção de lideranças, confrontar-se com comunidades e com necessidades concretas dos cidadãos, instituições e empresas. A cada ano se organizam 3 workshops com duração aproximada de 1 mês. O primeiro destes é realizado na Itália, os outros sucessivos na América Latina.
  • Um período de estágio individual (300 horas, o equivalente a 3 meses) em um ente receptor (Universidades, Centros de Pesquisa públicos ou privados, instituições e Administrações Públicas, empresas, estúdios profissionais, ONG’s, cooperativas, etc.) segundo conselhos e indicações da Direção do Master.



As modalidades de participação e a qualidade da dedicação dos estudantes nos workshops, juntamente com a dedicação demonstrada durante o período de estágio final, constituem a avaliação final de mérito para a obtenção do Diploma do Master.


Os Módulos Didáticos:

1.0 Módulo Smart City

         Conceito de Smart City
         Os 7 eixos do paradigma Smart City: smart energy, smart economy, smart mobility, 
         smart enviroment, smart people, smart living e smart governance.

        1.1 Módulo Cidade Inteligente
  • Cidade inteligente, cidade tecnológica, cidade engenhosa.
  • Inovação nos serviços para o cidadão.
  • Smart City e instrumentos públicos (planos, normas, direções das Regiões e Municipalidades).
  • Mobilidade doce e qualidade urbana.
  • Inteligência coletiva e Mobile Mapping System.
  • Estratégias de Social Network para a gestão de redes sociais.
  • Gestão sustentável de resíduos.
  • Energia, redes.
  • Pequenas empresas Smart.
  • Espaços públicos verdes e conectados.


         1.2 Módulo Concepção Projetual Ecológica
  • Edifícios sustentáveis e edifícios inteligentes.
  • Arquitetura biológica.
  • Biodiversidade urbana e qualidade do ambiente urbano.
  • Reconstrução de ambientes naturais.


         1.3 Módulo Green Economy
  • Princípios de economia ambiental.
  • A Green Economy e a economia do conhecimento.
  • Serviços ecossistêmicos.



2.0 Módulo Criatividade Urbana 
       (em colaboração com o Centro Studi Dante Bighi e outros parceiros privados)
  • Conceitos de Cidade Criativa
  • Conceitos de Economia da Cultura
  • Conceitos de Inovação social


         2.1 Módulo Cultura, Patrimônio e Produção Criativa
  • As políticas culturais dos Entes Locais.
  • Laboratórios de criatividade urbana.
  • Patrimônio, turismo cultural e produção criativa.
  • Idealização e gestão de eventos.
  • Gestão do patrimônio cultural.
  • Experiências de inovação social na produção criativa.



         2.2 Módulo Regeneração Urbana
  • Princípios e noções de planejamento.
  • Os centros urbanos históricos: da recuperação à valorização.
  • Da requalificação à regeneração urbana.
  • Princípios de antropologia e sociologia urbana.
  • Inclusão e participação cidadã.
  • A reutilização urbana vinda de baixo.



         2.3 Módulo Planejamento Estratégico Territorial
  • Princípios do planejamento estratégico.
  • Como se constrói um plano estratégico.



         2.4 Instrumentos
  • Análise Delphi.
  • Análise SWOT.
  • Indicadores e estatística.
  • Instrumentos de Geomática (GIS).
  • Focus Group.
  • Gestão de mesas de participação.



3.0 Módulo Desenvolvimento Local Colaborativo

         3.1 Princípios de Economia do Desenvolvimento Local
  • Modelos de Desenvolvimento Local, Sustentabilidade, e Inclusão Social.
  • Princípios de economia de compartilhamento, sharing economy e weconomy.
  • Princípios de direito: bens públicos, semipúblicos, coletivos, individuais.



         3.2 Módulo Desenvolvimento Econômico Local
  • Construção de redes e filiais.
  • Economia de distritos e cluster.
  • Marcas e produções típicas.



         3.3 Módulo Cidades e Regiões Colaborativas
  • Experiências e práticas de cidades colaborativas (grupos de compras de bairros, grupos de habitações ou de autoconstrução, coworking, bancos de tempo, etc.).
  • Princípios de economia solidária e práticas de empresas sociais (economia de comunhão, cooperativas sociais e finança ética).
  • As diferentes dimensões do desenvolvimento: bem-estar e felicidade (medida da felicidade pública, políticas de welfare e bem-estar).



         3.4 Módulo Governança e Gestão dos Bens Comuns
  • Princípios de commons: dilemas e soluções.
  • Exemplos de bens comuns: os bens comuns ambientais, intelectuais, etc.
  • A governança na gestão dos bens comuns.
  • Experiências de comunitarismo e civismo.
  • Os bens comuns e o papel das instituições locais.
  • Os bens comuns planetários e o papel das organizações internacionais.



4.0 Estágio Final

O período de stage e estágio profissional, com duração de três meses, pode ser realizado em instituições públicas locais italianas ou estrangeiras, empresas e sociedades de consultoria privadas ou em ONG’s. A destinação, para desenvolver o estágio final não é imposta aos estudantes. A direção e cada um dos estudantes do curso escolhem e decidem juntos onde e em qual setor desenvolver a experiência formativa a partir dos interesses, oportunidades e necessidades pessoais.
Nas edições precedentes de Eco-Polis e Mapaus, os estágios se realizaram nos seguintes entes e sociedades:

ACER di Ferrara
Andria srl (Correggio)
Associação Ademadan (Antonina, Paraná, Brasil)
CEDEL, Centro de Desenvolvimento Local, Educação e Interculturalidade, Pontificia Universidad Católica de Chile (Villarrica, Chile)
Centro Marina Waisman (Córdoba, Argentina)
Comuna de Ferrara
Consórcio Ferrara Ricerche
Consórcio do Parco del Secchia (Rubiera)
CoopeAgro (Maragogi, Alagoas, Brasil)
ENEA (Brindisi)
Freedman Tung & Sasaki Urban Design and City Planning
Hera Ferrara
IILA, Instituto Ítalo-Latino Americano
IPPUC, Instituto de Pesquisa e Planejamento (Curitiba, Brasil)
Instituto Delta Srl, Ferrara
Lands Network Srl
Milano Metropoli (Milão)
Nexus (Bolonha)
Organizzazione Internazionale del Lavoro (Torino)
Pontificia Universidad Católica de Chile (Villarrica, Chile)
Província de Bolonha
Punto3 Srl, Ferrara
Região Emilia-Romagna
Estúdio Albatroz (Curitiba, Brasil)
Estúdio Gap (Genova)
Tecno Studio (Palermo)
Torino Internazionale (Torino)

Università della Calabria
Università di Ferrara
Università di Trento
Uteco Srl (Ferrara)

A partir da edição de 2013, os estudantes do curso poderão realizar o estágio também em:
Kuva comunicazione srl (Ferrara)
Tryeco2.0 (Ferrara)
G-mMpas  for X-Plane (Ferrara)
Spazio Grisù (Ferrara)
Centro Studi Dante Bighi (Copparo – Ferrara)
HS Hydrosynergy Srl (Bolonha)
Impossible Living (Milão)
Well b Lab (Modena)
Ademadan (Antonina, Brasil)