Master

Eco-Polis é um Master Internacional em Smart City, Criatividade Urbana e Desenvolvimento Local Colaborativo 

É um curso itinerante de formação avançada e interdisciplinar, focado em transmitir conhecimentos e práticas inovadoras em temas relacionados à sustentabilidade e ao desenvolvimento local através da integração de uma vasta gama de competências específicas.
Depois de 10 edições de sucesso e mais de 160 diplomados provenientes de 15 diferentes países, o curso se renova. Smart City, Criatividade Urbana e Desenvolvimento Local Colaborativo são, hoje, os grandes temas através dos quais se afronta o Desenvolvimento Local Sustentável de Cidades e Territórios, na Itália, na Europa e nos países emergentes do mundo – América Latina, Ásia e África.
Depois de 5 anos, posteriores à transformação do Master Mapaus em Master Eco-Polis (2007), uma vez mais reorganizamos os conteúdos e os docentes especialistas, para afrontar com qualidade e detalhe os desafios que as mudanças globais colocam em evidência.

A crise financeira e econômica, iniciada em 2008, e piorada a partir de 2010, fez surgir novas perguntas e novas necessidades sociais, econômicas, urbanas e ambientais. Os novos objetivos concentram-se ainda em cidades e territórios mais vivíveis, socialmente justos, culturalmente ativos e inovativos. A sustentabilidade se enquadra em uma ótica de conhecimentos, tecnologias e práticas concretas.

Eco-Polis continua com sua organização seguindo uma metodologia única no mundo:

  • Aulas teóricas;
  • Seminários e conferências;
  • Workshop e laboratórios (3 workshops em 3 meses) sobre casos de estudo reais, interagindo com a comunidade, instituições e empresas locais;
  • Atividades em pelo menos 3 países diferentes em cada edição;
  • Interdisciplinaridade;
  • Multilinguismo (40% das aulas são em inglês, 30% em espanhol, 15% em espanhol e português) pois Eco-Polis não possuí fronteiras, seus estudantes, há 10 anos, conseguem falar e se comunicar em 3 idiomas.


Nossos estudantes, provenientes de 15 distintos países e distribuídos em 14 áreas de especialização (arquitetura, biologia, química, ecologia, economia, filosofia, engenharia ambiental, engenharia industrial, ciências políticas, relações internacionais, ciências sociais, sociologia e história da arte), hoje representam o melhor e mais concreto teste de qualidade para avaliar o Master:
  • 26 estudantes, depois de diplomados, obtiveram um doutorado (23 com bolsas de estudo) nas universidades de Bologna, Barcelona, Ferrara, Calábria, Mendoza, Melbourne, Pisa, Politécnico de Milão, Trento;
  • 6 estudantes são, hoje, professores titulares na Argentina, Brasil, Chile e Colômbia;
  • Diversos egressos são funcionários e dirigentes de instituições de governo (municipalidades, províncias, estados, etc.) e igual número ou maior são profissionais autônomos ou donos de seu próprio empreendimento;
  • 2 estudantes ocupam hoje cargos importantes dentro de duas grandes multinacionais, na Itália e no Brasil,
  • 7 estudantes são hoje docentes do Master Eco-Polis e coordenam diretamente as fases didáticas e workshops em campo.

Nossos parceiros: