Editoria

Publicações



As publicações do grupo "Master Eco-Polis"
podem ser vistos e comprados em:


Clique aqui para entrar na biblioteca de Eco-Polis lulu.com






SMART CITY VS CITTÀ CREATIVA? UNA VIA ITALIANA ALL’INNOVAZIONE DELLA CITTÀ. GIANFRANCO FRANZ.

Il libro affronta la duplice questione di come si promuove e realizza una Smart City e di come una città possa aumentare la creatività e il capitale culturale dei cittadini. Le due questioni sono sempre affrontate separatamente, come se si trattasse di due distinte politiche di sviluppo, di sostenibilità e di qualità della vita. Gianfranco Franz, ricostruendo il dibattito, attraverso documenti, testi e pubblicazioni sulla genesi delle definizioni di Smart City e di Città Creativa, propone una visione diversa dei temi affrontati e una via italiana per l`innovazione della città, che deve essere smart e anche creativa.











Durante tales workshop, con una duración de cuatro semanas, los alumnos y docentes del Master afrontan, en terreno, en colaboración con el Centro de Desarrollo Local e Interculturalidad (CEDEL) de la Pontificia Universidad Católica de Chile (socio propuslor de la experiencia), las administraciones locales, las instituciones y las comunidades locales, prácticas sobre problemáticas concretas. El presente libro ilustra la 3ra experiencia aplicada de la 4ta edición del curso (a.a. 2011-2012) centrada en la creación de redes de tres Comunas (Villarrica, Pucón y Curarrehue) situadas en la Cuenca del Lago Villarrica en la Región de la Araucanía, Chile, donde se encuentran fuertes elementos sociales, económicos y ambientales, pero que carece de políticas integradas de desarrollo capaces de incluir activamente a las comunidades locales y direccionar al territorio hacia un modelo de desarrollo sostenible. El trabajo desarrollado representa la primera etapa de un proyecto estimulación territorial de tres años.





Sviluppo locale tra paesaggio e identità. L’esperienza dell’ecomuseo della Valle del Raganello Workshop del Master Eco-Polis: Civita, Italia, 2009, Editado por Massimo Zupi.

A partire dal workshop del Master Eco-Polis, l´opportunità di affrontare i temi dello sviluppo locale e del paesaggio, attraverso il comune denominatore dell´identità.






Os Cadernos tem por objeto o workshop criado nas oficinas do programa de treinamento avançado internacional para o Master Eco-Polis em Políticas Ambientais e Territoriais para Sustentabilidade e Desenvolvimento Local, organizado pela Universidade de Ferrara, It. Nas oficinas, com duração de quatro semanas, o grupo de estudantes e professores enfrentam no campo, em contato estreito com governos, instituições e comunidades locais, problemas específicos territorial. Este livro ilustra a experiência de aplicação da segunda edição do curso (2008 / 9) centrado sobre os problemas e perspectivas de desenvolvimento de uma área ao sul de Recife, Brasil, afetadas pela construção de um complexo industrial e portuário proposto chamado "Suape Global ". O grupo do Master investigou se existem externalidades negativas e as oportunidades relacionadas ao projeto, obtendo a identificação de um número de possíveis ações estratégicas.








De 15 agosto a 12 setembro de 2010, o Master Internacional Eco-Polis da Universidade de Ferrara, convidou a Administração Municipal da ilha, com o apoio do Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID ), com a participação do Consórcio Universitário CURSA  e do Grupo Hera, ele desenvolveu um workshop sobre sustentabilidade e desenvolvimento local em Rapa Nui. Este livro ilustra a experiência aplicada que teve como objetivo analisar a resposta da ilha à pressão do turismo, que, com seu aumento constante está comprometendo o desenvolvimento sustentável, e para definir as considerações e sugestões para o estabelecimento de políticas integradas e projetos piloto.









A coleção "Ferramentas", do Master Eco-Polis, visa proporcionar uma série de contribuições resultantes diretamente das atividades que os alunos desenvolvam durante o período do Master, ou por apoios externos de outros setores do mundo da Universidade e do mundo das atividades profissionais. Neste caso específico, se trata de uma publicação que recolhe e organiza o trabalho que os alunos do Master Eco-Polis, desenvolveram durante o ano letivo de 2010/2011, organizada em torno de quatro temas específicos: - minoria étnica vs a inovação e a modernidade - ferramentas e estratégias para o desenvolvimento da economia local - a inovação. Campos, tipos e escalas no desenvolvimento local sustentável - a herança cultural. Ponte entre a memória e valorização. Esses temas representam as áreas de trabalho, que caracterizam esta especifica edição do Master, que tinha como tema principal, o de "territórios fracos".






Plano, Programa, Projeto. Casos aplicados para a sustentabilidade urbana e territorial
Editado por Emanuela De Menna


O presente volume contém reflexões e contribuições feitas a partir da experiência de ensino e pesquisa do Master em Planejamento de ambientes urbanos sustentáveis (MAPAUS) da Universidade de Ferrara. O percurso formativo, é caracterizado pela interdisciplinariedade dos ensinamentos e do desenvolvimento de aplicações práticas na Itália e na América Latina, conclui-se com análises e propostas que lidam com as questões de concepção ecologicamente equipadas, da recuperação e valorização do patrimônio cultural, da formulação de ferramentas e procedimentos adequados à distinta realidade. É dada especial ênfase à noção de trans-escalar e práticas relativas aos mesmos, investigando se a vários níveis, planos, programas e projetos são o resultado do pensamento integrado O Master MAPAUS, depois de cinco edições, foi atualizado e transformado em Master Eco-Polis em Políticas Ambientais e Territoriais para Sustentabilidade e Desenvolvimento Local. Eco-Polis, em curso, enriqueceu e ampliou os objetivos e a rede internacional do programa anterior, introduzindo novas variáveis no que diz respeito às questões de desenvolvimento local e iniciando uma colaboração mais estreita com os governos locais.





Seminários

Construção de um Distrito Agro-cultural. Diálogos e idéias sobre o desenvolvimento local

O seminário "A construção um Distrito Agro-Cultural. Diálogos e idéias sobre o desenvolvimento local", organizado pelo Master Internacional Eco-Polis, em colaboração com a cidade de Voghiera foi realizado em 16 de maio de 2011 na delizia del Belriguardo de Voghiera, Ferrara. Durante o seminário foram identificadas a excelência da área e analisada a dinâmica que eles têm gerado na esfera social. A partir deste evento o Grupo do Master Eco-Poli desenvolveu um workshop internacional usando uma abordagem integrada e interdisciplinar com base em reuniões com as partes interessadas locais consideradas mais importantes para facilitar a construção de um mapa de relacionamentos e produtos.
 



Os turismos desejáveis

O seminário internacional “Os turismos desejáveis” organizado em setembro/2010 na cidade de Maragogi teve a participação de mais de 200 atores locais, empresários, representantes institucionais, governos municipais da região e representantes de instituições, associações e empresas de várias regiões do Brasil e outros países da América Latina, Europa e América do Norte (World Bank, BID / FOMIN, Lega Coop da Itália, etc.).  O seminário incluiu apresentações no campo do desenvolvimento econômico, planejamento sustentável e uma série de grupos temáticos divididos em nove temas estratégicos para explorar em detalhe as questões do desenvolvimento na área. Os debates foram descentralizados em nove mesas temáticas, com grupos formados por representantes de diversos segmentos.






Palavras Cruzadas - Diálogos com a cidade

Um calendário de reuniões, debates e seminários promovidos por: Universidade de Ferrara e Master Internacional Eco-Polis, Eco-polis.cs, Município de Ferrara, Parque Delta del Po, ACER Ferrarar, Grupo SEFIM, Fundação da Ordem dos arquitetos da província de Ferrara. O ambiente como um recurso, o desenvolvimento como um problema. Da banalidade da afirmação a complexidade das práticas. Durante a última década o ambiente tem sido considerado não só uma vítima de agressão humana, mas também um instrumento e laboratório para promover a inovação tecnológica, emprego, sustentabilidade. Ao mesmo tempo, o conceito ainda está em desenvolvimento, cada vez mais desgastado e privado de significados generativos e políticos. As noções de desenvolvimento e sustentabilidade estão a tentar conviver entre conflitos culturais, contradições e problemas de evolução conceitual.







Desenvolvimento local, inovação e sustentabilidade: novas aplicações para a formação e investigação na promoção do território e do negócio
 
O Master Eco-Polis realizou, em 17-18 de setembro de 2009, na Sede do SEBRAE - Recife - Pernambuco (Brasil), um seminário internacional sobre desenvolvimento local, inovação e sustentabilidade como a abertura do workshop que se desenvolveu mais tarde. O objetivo do seminário foi contextualizar a área de estudo, identificando novas oportunidades e necessidades da área e empresas que o compõem.






Meio ambiente, economia, território, paisagem

O currículo da segunda edição do Master Internacional Eco-Polis foi qualificado por um calendário de seminários importantes, alguns de relevância internacional. Com estas iniciativas, o Master Eco-polis, em colaboração com a Eco-polis.cs, enriqueceu a vida cultural e debate científico da Universidade de Ferrara e da cidade, já que quase todos os seminários são abertos a alunos de doutorado e da Universidade e cidadãos, bem como alunos do curso. Os seminários científicos internacionais reforçou a colaboração entre o Master Eco-Polis e a Cátedra UNESCO da Universidade de Ferrara em Planejamento Urbano e Regional para o Desenvolvimento Local Sustentável e da Escola Internacional para a Cultura, Inovação e Desenvolvimento Sustentável. Todas as atividades foram realizadas graças ao apoio e colaboração de IUSS-Ferrara 1391.





Jornadas de Patrimônio Jesuítico

Seminário Internacional organizado pelo Instituto de História e Preservação "Marina Waisman" da Faculdade de Arquitetura da Universidade Católica de Córdoba (UCC) e da Universidade de Ferrara, com o apoio do Instituto Italo Latino-Americano, sobre o tema da conservação e valorização do patrimônio histórico e cultural das Missões Jesuíticas na macro-região das Três Fronteiras, entre Argentina, Brasil e Paraguai, com a participação de especialistas da Argentina, Brasil, Bolívia e Universidade de Ferrara.